| Caminho para a Feira de Tarabuco - Bolívia |
Embora não faltem pacotes de viagens por ai, o que a maioria das pessoas quer fazer, pelo menos uma vez na vida, é um mochilão. Colocar a mochila nas costas e sair sem rumo em busca do inesperado é realmente delicioso. Só que, mesmo quando se trata de um mochilão, vários cuidados são necessários.
Em setembro de 2010, Ana Paula, Eleonora, Suelen e eu cogitamos uma viagem para a Bolívia, Chile e Peru. A vontade de viajar todas já tínhamos, mas várias dúvidas cercavam a nossa decisão. A primeira delas foi a segurança, já que seríamos 4 meninas sozinhas em terras desconhecidas. Como convencer os pais? Como garantir que nada sairia errado?
Bem, diante dos questionamentos fomos buscar mais informações sobre o nosso destino e, aos poucos, o medo cedeu espaço a uma ansiedade incurável, afinal ninguém ali estava disposta a desistir. Verificamos que a melhor saída nesse caso era ficarmos sempre juntas ou pelo menos de duas a duas. Mais tarde, já durante a viagem encontramos muitas meninas viajando sozinhas e percebemos que, na verdade, os cuidados que precisávamos tomar eram os mesmos que em qualquer outra viagem.
Assim começamos a fazer nossas listas de atividades pré-mochilão. A lista inicial continha 15 itens: Vacinas, carteira de estudante, permissão de entrada, roteiro, impermeabilizante para tênis, lanterna de led, travesseiro para pescoço, toalha absorvente, saco de dormir, boné, cajado, óculos de sol, roupas a prova d’água (rs), dólares e money balt.
Olhando agora para trás, não tem como não deixar de rir, alguns itens ai são bem coisa de mulher! Bem, de todos esses detalhes o primeiro que buscamos resolver foi a questão da VACINA. A vacina de febre amarela é obrigatória. Você precisa ir ao posto de saúde para aplicar a dose e depois ir até a ANVISA para validar uma carteirinha que comprova que você tomou. Mais do que uma obrigação, a vacina é sinônimo de segurança, já que tanto na Bolívia como no Peru, o saneamento básico é precário e estamos sujeitos a todo tipo de doenças.
Outros itens importantes
Identidade – para viajar pelos países do Mercosul não é necessário mais do que a identidade, no entanto essa identidade precisa ter no máximo 10 anos. Se a sua foto estiver desatualizada, ou você tenha mudado muito nos últimos anos é recomendável que faça uma nova identidade;
Receita médica – Todos os medicamentos levados na mochila, mesmo aqueles simples de dor de cabeça ou estômago precisam ter receita médica. Muitas vezes não será cobrado, mas por via das dúvidas, se for um remédio importante é melhor que tenha receita;
No próximo post falarei sobre os itens obrigatórios para se ter na mochila e sobre as carteirinhas internacionais.... o/
Nenhum comentário:
Postar um comentário